sábado, 10 de março de 2012

Maratona da Poesia

 Realizou-se no dia 9 de março de 2012, no Auditório da ESAN, a Maratona de Poesia, dinamizada e organizadora pela professora Cândida Castilho, em colaboração com a Biblioteca. Pretendia-se com esta atividade desenvolver nos alunos o gosto pela poesia e levá-los a conhecer melhor os nossos poetas. Além disso, era também nosso desejo mostrar aos alunos como pode ser interessante ouvir diferentes formas de recitar poesia. Assim, esta atividade iniciou-se pelas 13.40 h e prolongou-se até às 16.55 h. Os alunos recitaram poemas de diversos autores, tendo tido particular destaque a poesia de Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Manuel Alegre, entre outros. De salientar, ainda, uma aluna do 10º AI que cantou um poema da autoria de José Carlos Ary dos Santos.
Foi notório o entusiasmo dos alunos que, timidamente primeiro e depois com maior à vontade, recitaram poemas previamente preparados. É ainda de salientar o facto de muitos alunos declamarem poemas originais, criados por eles próprios e  a capacidade de improvisação de um aluno que, por diversas vezes, inventou textos a partir de palavras dadas pelos colegas.
 Gostaríamos, também, de destacar a colaboração muito especial das docentes Cecília Dentinho, Anabela Anjos e Emília Pinheiro.
 Assistiram a esta atividade a Coordenadora do Departamento de Línguas, Dra. Conceição Sobreira, a Bibliotecária, Dra. Fernanda Viegas, e ainda as professoras Teresa Santos e Helena Silva.
 Julgamos que foi uma atividade muito interessante, concretizada com sucesso, e que motivou bastante os alunos. O seu elevado grau de adesão deixa antever que deverá ser uma atividade a desenvolver, de novo, no próximo ano letivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário