quarta-feira, 21 de março de 2012

Sarau na ESAN


      Realizou-se no passado dia 6 de março, pelas 21h, no auditório da ESAN, um sarau cultural. Pretendia-se homenagear o grande escritor neorrealista do séc. XX – Alves Redol, recordar a sua época e os escritores seus contemporâneos.

     Os convidados do Sarau tiveram oportunidade de visitar uma exposição na Biblioteca intitulada, precisamente, “À volta de Alves Redol”. Após esta visita guiada,  encaminharam-se para o Auditório, onde os aguardavam os alunos do Clube de Dança da ESAN que dançaram, maravilhosamente, um tango (uma dança intemporal).

      Seguidamente, a Dra. Isabel Andrade, diretora do Museu Marta Ortigão Sampaio, apresentou um power-point muito interessente, revelando os aspetos mais peculiares da cidade do Porto na época de Alves Redol.

     Passou-se, de seguida, à leitura de excertos da obra do escritor, feita por cinco alunas do 10º CT3.
     Depois de recordar alguns dos textos mais conhecidos do autor, houve lugar para os alunos Violeta João (11º AI) cantar, Rui Fonseca e Nádia (11º CT3) tocarem piano e violoncelo, respetivamente, e deslumbrarem o público com o seu talento.
    Seguiu-se, de novo,  a leitura de outros excertos da obra de Alves Redol e de alguns escritores neorrealistas. Assim, as professoras Sónia Rocha, Maria Marta, Gabriela Sousa, Emília Pinheiro, Maria José Vilas Boas, Maria José Gonçalves, Sónia Assunção e Cândida Castilho deram voz aos textos do autor.

    O Sarau terminou por volta das 23h30m,devido ao adiantado da hora, com grande pena dos participantes, visto que todos foram unânimes em considerar que tinha sido um serão muito interessante, pois foi possível reviver as antigas tertúlias literárias, que tanto teriam agradado a Alves Redol.
Cândida Castilho


Sem comentários:

Enviar um comentário