terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Maratona da Poesia





  Realizou-se no dia 16 de janeiro de 2013, no Auditório da ESAN, a Maratona de Poesia. Pretendia-se com esta atividade desenvolver nos alunos o gosto pela poesia e levá-los a conhecer melhor os nossos poetas. Além disso, era também nosso desejo mostrar aos alunos como pode ser interessante ouvir diferentes formas de recitar poesia.
 Os alunos do 12º CT1, 12º CT2 e 12º LH2 recitaram poemas de diversos autores, tendo tido particular destaque a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Manuel Alegre, Florbela Espanca, entre outros. Alguns alunos recitaram também poemas de autores estrangeiros, como Pablo Neruda. Um aluno ucraniano, do 12º CT2, recitou dois poemas, um de origem russa e outro de origem ucraniana. Foi notório o entusiasmo dos alunos que, timidamente primeiro e depois com maior à vontade , recitaram poemas previamente preparados.
    De salientar o facto de muitos alunos declamarem poemas originais, criados por eles próprios. Estes alunos revelaram grande domínio da expressão escrita, tendo recitado os seus poemas de forma muito emotiva. Gostaríamos, também, de destacar a colaboração muito especial da funcionária do bloco B, D. Clara, que, de uma forma muito generosa, se dispôs a participar nesta maratona recitando, de forma muito expressiva, um poema da sua autoria, elaborado propositadamente para este evento, intitulado “Lição de Vida” e que recebeu os aplausos entusiásticos do público, não só dos alunos mas também de outros colegas funcionários, que entretanto se juntaram a nós, e da própria Direção da Escola, representada pela Dra. Irene.
  A Bibliotecária, Dra. Fernanda Viegas e ainda o professor Rios, de Educação Física, recitaram alguns poemas, tendo sido muito aplaudidos.
   Julgamos que foi uma atividade muito interessante, concretizada com sucesso, e que motivou bastante os alunos. O seu elevado grau de adesão deixa antever que deverá ser uma atividade a desenvolver, de novo, no próximo ano letivo.
                                                                                                                   Cândida Castilho (professora dinamizadora da atividade)

Sem comentários:

Enviar um comentário