quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Uma Noite Mágica"


  Sabemos que ler e escrever são ações que amadurecem o pensamento humano de forma a estimular e, juntamente possibilitar novas formas de expressão e comunicação. Neste intuito, o hábito de ler e escrever deve ser incutido desde a infância, utilizando diferentes fontes e mecanismos de leitura. A apresentação do livro “Uma noite mágica”, acontecendo de uma forma lúdica e orientada, procurou incentivar essa prática. O conto que deu o nome ao livro, da médica Helena Homem de Melo, foi ilustrado por uma menina de 9 anos, a Francisca, que fez um transplante de medula e que encontrou na arte uma forma de lutar contra a situação que atravessava.  
   Ambas estiveram presentes nas diferentes escolas do Agrupamento, começando com uma sessão em 27 de Fevereiro, na Escola EB2/3 Nicolau Nasoni, à qual se seguiram a EB1 Monte Aventino, EB1 Monte Belo, Centro Escolar das Antas, EB1 S. João de Deus e finalmente, a 13 de Março, no decorrer da “Semana da Leitura” privilegiou-se a EB2/3 da Areosa.
   Foi atingido o objetivo que se pretendia graças à colaboração de todos os docentes envolvidos no projeto e que se traduziu pela atenção e interesse no desenrolar das sessões, na pertinência das questões colocadas pelos alunos , na apresentação de trabalhos dedicados à Francisca e lidos pelos próprios alunos, à proposta de ilustração de contos da mesma autora e mesmo à proposta de contrução e ilustração dos seus próprios contos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário