sexta-feira, 1 de março de 2013

Envolvências da Guerra Colonial

  Jorge Ribeiro dedica muito do seu tempo à investigação e ao estudo da” Guerra Colonial”. Foi jornalista durante quarenta anos, exercendo todos os níveis da profissão na imprensa escrita. Também fez (ainda hoje faz!) rádio, de que dirigiu várias estações. Foi apresentador de programas na televisão.
Participou nos primórdios do ensino do Jornalismo em Portugal. Continua a dar aulas numa Universidade.
   Nasceu no Porto, e quando fez vinte anos obrigaram-no a ser voluntário para a guerra em África. Este facto marcou-o profundamente, a ele e a mais de um milhão de jovens do seu tempo, que também foram transportados para as colónias portuguesas. Foi neste âmbito, que no dia 28 de fevereiro , a ESAN teve o privilégio da sua presença.
   A sessão que contou com a assistência de alunos do 9ºA,11ºLH1 e 12ºLH1eLH2 e com a colaboração dos docentes Eurico Brandão, Cândida Castilho. Mª do Céu Silva e Licínia Caldeira, que lecionam respetivamente Educação Física, Português e Geografia, pois a pertinência do tema e o seu tratamento transversal nas diferentes disciplinas fez a plateia atenta e interventiva. A referência ao livro sobre o tema,– LÁ LONGE ONDE O SOL CASTIGA MAIS dedicado às novas gerações, foi um fomentar à leitura dando a conhecer livros e os respetivos autores .Trata-se de um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) de leitura autónoma.

Sem comentários:

Enviar um comentário