quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O que é o Read ON?


O que é o Read ON?

A situação do português na Guiné Equatorial e o projeto Read On ...
De acordo com um relatório da OCDE, a leitura será uma das principais competências que os jovens devem dominar numa sociedade digital em constante mudança. Existe um sentimento geral de que a adolescência e a leitura são dois mundos distantes, se não incompatíveis. Mas os jovens leem muito, especialmente se forem estimulados e envolvidos.
READ ON - Reading for Enjoyment, Achievement and Development of yOuNg people é uma oportunidade para uma nova geração de leitores. O projeto visa apoiar e disseminar a paixão pela leitura nos jovens europeus, entre os 12 e os 19 anos, através do seu envolvimento ativo na reformulação das formas de vivenciar, compartilhar e criar literatura.

Com o apoio do EACEA’s Creative Europe Community Program, o projeto READ ON terá uma duração de quatro anos (junho 2017 - maio de 2021) e contará com sete parceiros internacionais, incluindo escolas, festivais e centros de promoção cultural, todos com foco especial em jovens com menos de 20 anos: Haugaland videregående skole (Haugesund, Noruega), Skudeneshavn Internasjonale Litteratur-og Kulturfestival (Skudeneshavn, Noruega), Festivaletteratura (Mântua, Itália), Escrita West Midlands (Birmingham, Reino Unido), Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté (Almada, Portugal), Associació Tantàgora Serveis Culturals (Barcelona, Espanha) e West Cork Music Ltd (Cork, Irlanda).

O projeto READ ON está organizado numa série de ações coordenadas, focadas na promoção da literatura nas diferentes vertentes, hábitos de leitura, narrativas e mundo digital, relação entre autores e jovens leitores, procurando estimular a energia criativa dos jovens, expandir o seu conhecimento e dar respostas às suas preocupações e à plena expressão do seu potencial. Algumas das iniciativas planeadas pelo projeto READ ON incluem a criação de antologias colaborativas, a produção de podcasts dedicado a formas emergentes de contar histórias, a criação de uma oficina permanente para fãs de ficção, uma competição para narradores e autores de banda desenhada menores de 20 anos, encontros entre autores e jovens leitores, e autores que envolvem jovens na criação de histórias.

O projeto procura envolver diferentes grupos e entidades para cada iniciativa: festivais literários, bibliotecas, grupos de leitura, associações, centros juvenis e outros institutos que atuam no setor da educação nos seis países. READ ON não é apenas dirigido aos jovens mas também pretende fornecer ferramentas, exemplos e boas práticas para professores, educadores e pessoas da área da cultura para promover políticas pró-leitura entre os adolescentes e, consequentemente, em toda a sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário