Perguntas frequentes (FAQ)

1.  Quem pode requisitar livros na biblioteca?

Todos os livros destinados a empréstimo domiciliário podem ser requisitados por alunos, docentes e funcionários, mas também pelos encarregados de educação ou outros familiares e por toda a comunidade local (desde que devidamente autorizados).


2.  Como posso contactar com as Bibliotecas do Agrupamento?

Através dos contactos telefónicos disponíveis no separador Bibliotecas AEAN – As bibliotecas, através do e-mail: biblioteca.esan@gmail.com ou através do formulário Sugestões/Dúvidas/Requisições na barra lateral deste blogue.


3.  Como posso requisitar um livro?

Presencialmente, nas bibliotecas, mas pode pedir a sua reserva por telefone, pelo formulário do blogue ou por e-mail: biblioteca.esan@gmail.com. 


4.  Por quanto tempo posso requisitar um livro?

Os livros podem ser requisitados por um período de 3 semanas. Depois desse prazo, ainda é possível fazer mais uma renovação, por igual período, caso não haja pedidos em lista de espera. A renovação deve ser feita presencialmente.


5.  Como saber se existe um livro na biblioteca?

Dirija-se diretamente a uma das bibliotecas, onde será atendido, ou consulte o Catálogo online.


6.  E se o livro que eu quiser não existir ou não estiver disponível?

Podemos pedi-lo a outra biblioteca (empréstimo interbibliotecas) ou pode deixar-nos uma sugestão de aquisição. Além disso, pode verificar a sua existência na nossa biblioteca digital online, onde temos obras de livre acesso.


7.  Como posso entregar um livro que requisitei se a biblioteca estiver fechada?

Pode deixar o livro na portaria da escola juntamente com os seus dados de identificação (nome completo, turma) e pedir para ser entregue na biblioteca.

8.  O que disponibiliza a biblioteca para prepararmos os nossos trabalhos?

A biblioteca disponibiliza espaços próprios para a realização de trabalhos individuais ou em grupo. Também é possível fazer uso dos computadores ou dos tablets (no caso da ESAN). Há ainda guiões de pesquisa, recursos e ferramentas digitais no separador Recursos deste blogue. Estaremos disponíveis para ajudar a encontrar informação e a utilizar as ferramentas e recursos necessários à realização dos trabalhos.


9.  Posso fazer requisição domiciliária dos tablets da ESAN?

Não. Os tablets destinam-se a uso exclusivo na biblioteca.


10.  Podemos ter uma aula na biblioteca?

Sim, caso o professor faça previamente o pedido. As BE disponibilizam computadores e, no caso da ESAN, tablets e uma smart TV.


11.  Não tenho o manual escolar de uma disciplina. Posso pedi-lo emprestado na biblioteca?

Sim, devendo ser devolvido assim que tenha acesso ao seu próprio manual.


12.  Sou aluno da ESAN e não tenho calculadora gráfica. A biblioteca pode ajudar-me?

A biblioteca pode emprestar uma calculadora gráfica para a sala de aula, desde que seja só por esse período. O aluno deve deixar o seu cartão de estudante.


13.  Posso ter acesso a outros manuais não adotados na minha escola?

Sim e é até possível requisitá-los.


14.  Há jogos de tabuleiro na biblioteca?

Sim, as BE disponibilizam esses jogos.


15.  Não encontro nestas FAQ a resposta à minha dúvida. O que fazer?

Contactar-nos presencialmente, por telefone, por e-mail ou pelo formulário de contacto do blogue, na barra lateral.


Sem comentários:

Enviar um comentário