Quem somos

 

Logotipo das bibliotecas do agrupamento de escolas António Nobre

O Agrupamento de Escolas de António Nobre possui cinco bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares.

Estas bibliotecas servem um público diversificado, desde o ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário (Cursos Científico-Humanísticos, Cursos Profissionais nível 4 e  Cursos de Educação e Formação nível 2), pessoal docente e não docente,  pais e encarregados de educação e restante comunidade educativa.

Têm como missão proporcionar a todos os membros da comunidade educativa recursos diversificados e espaços de conhecimento que permitam o suporte às aprendizagens, o apoio ao currículo e o desenvolvimento das várias literacias de modo a formar utilizadores responsáveis, críticos e produtores de informação.
 
MISSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
 
As bibliotecas são estruturas nucleares na escola, dotadas de recursos, serviços e tecnologias, capazes de contribuir para o enriquecimento do currículo e das práticas docentes.
 
São espaços onde se lê, se tem acesso a todo o tipo de documentos, se pesquisa, se usa informação e se exploram ambientes, recursos e técnicas de aprendizagem diversificados.
 
As bibliotecas apresentam-se, deste modo, como lugares de saber e inovação, induzindo novas modalidades de uso e de trabalho escolar, individual e autónomo, em pequenos grupos e com as turmas em contexto letivo e não formal, em presença e a distância.
 
(​Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico 2014-2020)


A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. As bibliotecas escolares articulam-se com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da UNESCO.
 
A equipa da biblioteca apoia a utilização de livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção a obras de referência, impressas ou eletrónicas, presenciais ou remotas. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino.
 
Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
 
(Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar) 

 

Professoras bibliotecárias:  
  • Carmen Santos 
  • Maria José Vilas Boas 


Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro
 
Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027
 

Sem comentários:

Enviar um comentário