O Agrupamento de Escolas de António Nobre possui cinco bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares.
Estas bibliotecas servem um público diversificado, desde o ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário (Cursos Científico-Humanísticos, Cursos Profissionais nível 4 e Cursos de Educação e Formação nível 2), pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação e restante comunidade educativa.
Têm
como missão proporcionar a todos os membros da comunidade educativa
recursos diversificados e espaços de conhecimento que permitam o suporte
às aprendizagens, o apoio ao currículo e o desenvolvimento das várias
literacias de modo a formar utilizadores responsáveis, críticos e
produtores de informação.
MISSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
As
bibliotecas são estruturas nucleares na escola, dotadas de recursos,
serviços e tecnologias, capazes de contribuir para o enriquecimento do
currículo e das práticas docentes.
São
espaços onde se lê, se tem acesso a todo o tipo de documentos, se
pesquisa, se usa informação e se exploram ambientes, recursos e técnicas
de aprendizagem diversificados.
As
bibliotecas apresentam-se, deste modo, como lugares de saber e
inovação, induzindo novas modalidades de uso e de trabalho escolar,
individual e autónomo, em pequenos grupos e com as turmas em contexto
letivo e não formal, em presença e a distância.
(Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico 2014-2020)
A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. As bibliotecas escolares articulam-se com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da UNESCO.
A equipa da biblioteca apoia a utilização de livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção a obras de referência, impressas ou eletrónicas, presenciais ou remotas. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino.
Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
(Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar)
Professoras bibliotecárias:
- Carmen Santos
- Maria José Vilas Boas
Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro
Programa Rede de Bibliotecas
Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027
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