sexta-feira, 23 de março de 2012

Agarrar as palavras


Ao longo do segundo período, muitas atividades decorreram no espaço da Biblioteca da EB1/JI S. J. Deus.
No mês de janeiro, na oficina Agarrar as Palavras (que se desenvolveu no espaço da biblioteca) trabalhou-se o conto tradicional “A Galinha Ruiva”, com uma adaptação de António Torrado.
As diferentes atividades, adaptadas ao currículo de cada ano, proporcionaram o enriquecimento vocabular, o despertar do pensamento crítico, a criatividade e a introdução ao ciclo do pão, possibilitando, ainda, o estabelecimento de paralelismos com a obra “A Vida Mágica da Sementinha” de Alves Redol, autor do ano, a ser explorado no mês de março.
Em fevereiro, novos desafios surgiram e todas as turmas foram inscritas em diferentes concursos. O concurso “Conta-nos uma História!” está a ser trabalhado em parceria com a oficina de TIC. As histórias, todas originais, foram criadas e ilustradas pelos alunos e vão entrar agora na fase de tratamento pelas novas tecnologias.
Em parceria com a Biblioteca Almeida Garrett (através da Animadora do Bibliocarro, Dra. Adelaide), deu-se início à apresentação das obras para o público infantil de Alves Redol, com “Maria vai ver o Mar”, e ainda à participação na futura exposição da citada biblioteca para o dia da Poesia (21 de Março), com trabalhos dos alunos do 1º e 2º anos.
Neste mês de Março, inicia-se então a apresentação da obra “A Vida Mágica da Sementinha”, de Alves Redol. Com abordagens adaptadas às diferentes faixas etárias, todos os alunos tomarão contato com a história e alguns aspetos de maior interesse sobre a vida e obra do autor.
Está também a ser preparada uma visita à Obra Diocesana, onde os alunos desta escola irão ler e animar um pouco a vida dos mais idosos que frequentam a instituição.
Emília Freitas


Sem comentários:

Enviar um comentário