quarta-feira, 26 de março de 2025

Dia da Poesia com os alunos migrantes

A celebração do Dia da Poesia ainda contou com a participação dos alunos migrantes, em colaboração com a Mediadora Linguística da escola. Estes alunos fizeram uma recolha de poemas dos seus países de origem, e alguns até se aventuraram a criar os seus próprios versos, enriquecendo a diversidade cultural da comemoração. Em breve colocaremos os poemas aqui no blogue.


segunda-feira, 24 de março de 2025

9.º As celebra a poesia e a natureza em sessão especial na Biblioteca

No dia 26 de março, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia, a turma do 9.º As visitou a biblioteca escolar em dois turnos para uma sessão especial de poesia, acompanhada pelo seu professor de Português, Fernando Correia.

O professor António Domingos declamou diversas poesias que enaltecem a natureza e a reflexão poética, entre elas: "Se Eu Me Sentir Sono" (Fernando Pessoa), "Poema das Árvores" (António Gedeão), "Olha Estas Velhas Árvores" (Olavo Bilac), "As Árvores e os Livros" e "Raízes" (José Sousa Braga), "As Pedras" (Maria Alberta Menéres), "Canto Matinal" (Valdemar Gonçalves) e "Cada Árvore é um Ser para Ser em Nós" (António Ramos Rosa). O ambiente foi enriquecido por um fundo musical sereno e imagens alusivas ao tema, projetadas na televisão da biblioteca.

Apesar de ser uma turma reconhecidamente desafiante, os alunos demonstraram um comportamento adequado, ouvindo os poemas em silêncio e com atenção.





sexta-feira, 7 de março de 2025

Poema do mês de março na BE da ESAN - Mulheres à beira-mar


 No mês em que se comemora o dia da mulher, um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen.


Mulheres à beira-mar


Confundindo os seus cabelos

com os cabelos do vento,

têm o corpo feliz de ser tão seu

e tão denso em plena

liberdade.


Lançam os braços pela praia

fora e a brancura dos seus

pulsos penetra nas espumas.


Passam aves de asas agudas e a

curva dos seus olhos

prolonga o interminável rasto

no céu branco.


Com a boca colada ao horizonte

aspiram longamente

a virgindade dum mundo que

nasceu.


O extremo dos seus dedos toca

o ponto de espanto e de

vertigem onde o ar acaba e

começa.


E aos seus ombros cola-se uma

alga, feliz de ser tão verde.


Sophia de Mello Breyner Andresen

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Atividade de São Valentim na Biblioteca da ESAN - sonetos de Camões



 Os alunos, acompanhados dos seus professores de Português, visitaram a exposição de sonetos de Camões, retiraram os versos da sua preferência e escreveram-nos em corações que a Biblioteca fez depois chegar aos respetivos destinatários.



sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

SÓlido 39 - Jornal do Agrupamento

Já foi publicado o jornal do Agrupamento, relativo ao 1.º período. Poderá desfolhá-lo e lê-lo na íntegra na barra lateral deste blogue. À distância de um clique 😉👉

Nota: Para poder aceder a todas as funcionalidades do blogue a partir do seu telemóvel, clique em Ver a versão da Web, no final da página.